Postagens

Mostrando postagens de junho, 2018

Entrevistas

Você sabe o que é fascismo? R: "É um movimento político com o nacionalismo bem forte que possui um ditador.", Felipe Kainer, 17 anos R: "Regime totalitário e autocrático,centralizado na figura de um ditador,que reforça os ideais nacionalistas.", Vinícius Lourenço, 16 anos R: "Uma forma de governo centralizadora e imperialista.", Maria Eduarda Louro, 15 anos Saberia citar características de um regime fascista? R: "Em geral, eles buscam exclusão de grupos opostos, ferem os direitos humanos centralizam o poder e buscam um estado máximo. Além da censura.", L ucas França, 20 anos R: "Patriotismo, devoção a um líder totalitário, militarismo ... intolerância a classes ou “raças” inferiores.", Wellington Jamal, 24 anos R: "Imperialismo, governo centrado em um poder, ditadura.", Maria Eduarda Louro, 15 anos Sabe de algum país além da Itália que adotou esse tipo de regime [fascista]? R: "Alemanha na...

Partidos e Movimentos - Portugal

Imagem
Estado Novo ou Segunda República Portuguesa , foi o regime político autoritário, autocrata e corporativista de Estado que vigorou em Portugal durante 41 anos sem interrupção, desde a aprovação da Constituição de 1933 até ao seu derrube pela Revolução de 25 de Abril de 1974.

Partidos e Movimentos - Espanha

Imagem
Falange Espanhola , fundada em 1933 por José Antônio Primo de Rivera. A Falange Espanhola apresentava propostas pela criação de dois tipos de propriedade, individual e sindical. Além disso, queriam realizar uma reforma agrária e nacionalizar o crédito. O lema mais conhecido entre os ideais do grupo era “Una, grande, libre” Espanha, em referência à criação de uma nação poderosa com um Estado autoritário. -A liderança de Franco: Mais conhecida como Franquismo, foi um sistema político ditatorial constituído na Espanha entre os anos de 1939 a 1976, aos moldes fascistas. A principal característica do franquismo é sua inclinação ao conservadorismo nacional baseado no nacionalismo da “Unidade Nacional Espanhola”. A despeito disso, este regime ditatorial mantinha a divisão de poderes (Legislativo, Executivo, Judiciário) apenas como uma aparência.

Partidos e Movimentos - Alemanha

Imagem
Partido Nazista , consolidado por Hitler. Em maio de 1933, foi proibido o exercício de partidos políticos e sindicatos. Ao mesmo tempo, entraram em vigor as primeiras leis racistas, contra os não-arianos. A doutrinação era feita por um ministério específico, que cuidava da propaganda no rádio, cinema e imprensa; a juventude começou a ser educada e organizada pelo Partido Nazista. Na economia, iniciou-se uma época de autarquia e rearmamento acelerado.

Partidos e Movimentos - Brasil

Imagem
Ação Integralista Brasileira:  fundada por Plínio Salgado, em 1932. Porém o integralismo diverge, em pontos fundamentais, do fascismo e, sobretudo, do nacional-socialismo. Com efeito, a posição oficial do fascismo histórico era no sentido de que o Estado é um fim, encarnando a ética e criando todo o direito, não aceitando, pois, a existência de direitos anteriores ao Estado, passo que o integralismo sempre proclamou que o Estado é um meio a serviço da pessoa humana e do bem comum. Estado novo: Dado como um governo estabelecido por vias golpistas, o Estado Novo foi implantado por Getúlio Vargas sob a justificativa de conter uma nova ameaça de golpe comunista no Brasil. Conhecida como Constituição Polaca, a nova constituição ampliou os poderes presidenciais, dando a Getúlio Vargas o direito de intervir nos poderes Legislativo e Judiciário.

Partidos e Movimentos - Itália

Imagem
Partido Nacional Facista (PNF) foi um partido criado por Benito Mussolini.  Este foi enraizado no nacionalismo italiano e pelo desejo de restaurar e expandir territórios italianos, que os fascistas consideravam necessários para uma nação afirmar sua superioridade e força, e para evitar sucumbir à decadência.

Fascismo na Atualidade - Brasil

Hoje em dia há um crescimento de grupos e ideais fascistas. Não só no Brasil mas também em muitos países na Europa. O fascismo no Brasil serviu para as classes dominantes possuírem influência, principalmente política, nas classes dominadas tentando criar uma mobilização e um monopólio do poder em prol de seus próprios objetivos mesmo que esses não favoreçam as classes mais baixas. Uma das principais preocupações que devemos ter com o fascismo atualmente é a sua política anti-imigrantes que traz novamente a questão de inferioridade de pessoas diferentes. Embora o Brasil esteja vivendo um momento em que há pessoas que lutam pela igualdade social, os direitos das minorias, precisa haver um cuidado com a onda conservadora igualmente crescente e que vêm trazendo seus ideais fascistas com toda a força.

Fascismo na Atualidade - Espanha

Mesmo após a segunda guerra mundial, Francisco Franco permaneceu no poder, ficando nele até sua morte em 1975. Após a morte de Franco o rei Juan Carlos I assumiu o trono da Espanha. O franquismo foi uma das ferramentas para o permanecimento do nazismo e fascismo na Europa. Em 2006, a Corte Espanhola e o Parlamento Europeu condenaram o regime de Franco justificando que havia provas de violação dos direitos humanos e também recomendaram que deveria haver uma eliminação de símbolos da ditadura. Assim, quaisquer manifestações que apoiem o franquismo ficaram proibidas desde 2006 mas mesmo assim há seguidores da ideologia de Franco na Espanha que não expressam apoio a ideologia publicamente por conta da lei que proíbe.

Fascismo na Atualidade - Itália

Na Itália, após a segunda guerra mundial, foram criadas duas leis: a lei Legge Scelba (lei que proíbe e penaliza quem organiza uma associação ou um movimento/grupo que possua características do Partido Fascista) e a lei Legge Mancino (lei que condena qualquer organização, gestos, ações e slogans que tenham como objetivo a incitação ao ódio, discriminação ou violência por motivos raciais, étnicos, nacionais ou religiosos ou que se relacione com a ideologia nazista/fascista. ela diz que qualquer. A lei pune o uso de símbolos que façam associação com o fascismo ou nazismo). Porém as leis não são muito efetivas já que só há punição caso os autores dos movimentos estiverem tentando reorganizar o Partido Fascista ou incitando de maneira muito explícita o ódio. Dessa forma, os italianos podem se orgulhar do passado fascista desde que não falem da criação de um novo partido como o de Mussolini.

Fascismo na Atualidade - Alemanha

Apesar da criação de leis que condenam a propaganda nazista, uma grande maioria da população mostra-se contra o nazismo e o holocausto e que seja ensinado nas escolas o nazismo e o holocausto de uma forma que conscientize os alemães para que o passado não se repetisse, há muitas pessoas que acreditam nos ideais de Hitler principalmente na superioridade da raça ariana. Essas pessoas criaram um novo movimento baseando-se no nazismo: neonazismo. Que cresce cada vez mais e ganha mais adeptos. A chegada de um partido de extrema-direita ( AfD - Alternativa para a Alemanha) trás novamente uma preocupação para os alemães.

Origem do Fascismo na Espanha

Imagem
 A história da Espanha é marcada por lutas internas separatistas devido à instabilidade política da Espanha. Em 1936 houve a vitória da Frente Popular que gerou uma série de manifestações que o governo não conseguiu conter e em meio dessas manifestações um deputado foi assassinado e a Frente Popular não tomava nenhuma medida. Esse fato serviu para que o general Francisco Franco, que representava a Falange, desse início à uma revolta contra a República que ganhou o apoio da Alemanha e da Itália contra a Frente Popular que recebia o apoio da União Soviética. Essa revolta é conhecida como Guerra Civil Espanhola. Em 1939, a Falange saiu vitoriosa da Guerra Civil Espanhola e iniciou-se o governo fascista de Franco, conhecido também como franquismo.

Origem do Fascismo em Portugal

Imagem
No início do século XX foi instituído em Portugal um governo republicano porém esse governo não resistiu aos problemas causados pela primeira guerra mundial e a crise de 1929. A situação caótica acabou resultando num cenário instável para a política o que gerou um ambiente propício à um golpe de Estado que foi realizado em 1926 pelos militares. Em 1932, Salazar ascendeu ao poder e deu início à um período ditatorial em Portugal conhecido também como salazarismo.

Origem do Fascismo na Alemanha

Imagem
Com o término da primeira guerra mundial e a abdicação do imperador Guilherme II, a Alemanha começou a viver um período de caos político e econômico e a recuperação da Alemanha era frágil, principalmente depois dos impactos da crise de 29. No pós guerra, Adolf Hitler, futuro líder do Partido Nacional-Socialista (Nazista), estabeleceu-se em Munique e organizou um pequeno partido chamado Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, do qual faziam parte cidadãos com tendências nacionalistas. Hitler fez o partido crescer, passando por toda Alemanha para conseguir mais pessoas para o seu partido. Todas as reuniões mostravam o forte cunho nacionalista já que todos iam vestidos com uniformes e atacavam de forma violenta os socialistas. Porém, em 1923, Hitler organizou uma manifestação militar para tomar o poder mas a população não o seguiu. Com a crise de 29, o Partido Nazista começou a ascender novamente.

Origem do Fascismo no Brasil

Imagem
O Estado Novo implantado por Getúlio Vargas teve inspiração direta do fascismo italiano, nazismo alemão e Salazarismo (nome dado ao governo fascista de Portugal).  A política de Vargas acreditava que o poder deveria ficar concentrado no Estado porque seria a única instituição que traria igualdade. Teve como principais características o discurso nacionalista, anticomunista e o autoritarismo que foi forte e presente durante esse período.

Introdução

Antes de começarmos a falar sobre o Fascismo, você precisa entender o conceito de Totalitarismo. O Estado Totalitário tem poder central praticamente absoluto, ou seja, TODAS as atividades (econômicas, sociais políticas, religiosas e culturais) são controladas por um único partido ou um líder. Este tipo de Estado teve ascensão na Europa no pós primeira guerra mundial. O Fascismo teve outros nomes como Nazismo na Alemanha, Franquismo na Espanha e Salazarismo em Portugal. No Brasil, o fascismo foi implantado por Getúlio Vargas durante o Estado Novo.

Origem do Fascismo na Itália

Imagem
A frustração com o fato da Itália não ter conseguido obter nos tratados pós guerra alguma áreas em que estava interessada fez com que a exaltação nacionalista e o desejo de conseguir novos territórios tomassem conta dos pensamentos dos italianos. A situação econômica caótica também teve forte influência sobre os italianos já que a dívida externa era enorme e até as indústrias mais tradicionais e sólidas foram abaladas. Essa crise social com o tempo foi adquirindo um aspecto revolucionário. O número de greves cresceu numa proporção muito grande. O poder político não conseguia controlar o povo e a burguesia sentia-se ameaçada e pressionada pela revolta social e o crescimento do movimento comunista e por isso decidiram apoiar um grupo, que era pequeno porém organizado e que trazia propostas que acabariam com a ameaça revolucionária usando a força. Esse grupo futuramente se tornaria o Partido Fascista Italiano e era liderado por Benito Mussolini.